Vinhos tintos para o verão

Quem disse que vinho tinto não combina com o verão?

Primeiramente, porque cada um toma o que mais gosta; depois porque há muitos estilos de vinhos tintos, dos mais leves e frescos aos robustos e encorpados, com alta graduação alcoólica. O ideal é escolher vinhos mais leves e menos alcoólicos, que possam ser consumidos também sem acompanhamento.

A dica é deixar 30 minutos na geladeira antes de abrir a garrafa e testar se está de acordo com o seu paladar. Cuidado para não deixar muito gelado, pois os aromas e sabores ficam mais difíceis de serem identificados em temperaturas muito baixas.

Ou seja, um bom tinto sempre pode ter seu lugar no verão. Na sua devida proporção, claro, já que os tintos em geral são menos ácidos e mais encorpados que seus irmãos de outras cores.

Escolha, portanto, os mais leves, com pouca ou até nenhuma passagem por barricas de carvalho, com taninos sutis ou mais leves, maior acidez e que possam ser servidos em temperaturas mais baixas.

Vinhos tintos de uvas como a Pinot Noir, a Barbera e a Gamay, ou ainda os Valpolicellas e Bardolinos do Vêneto, Itália, são exemplos que se encaixam perfeitamente nesse perfil. Os Merlot sem barrica, argentinos e chilenos, refrescados também combinam bem.

Montei um kit com alguns vinhos indicados para essa estação. O Indómita Reserva Pinot Noir é frutado, médio corpo e combina muito bem com queijos, carnes grelhadas ou um bate papo. Já o Sangiovese Rubicone Montecchio é companheiro ideal para a pizza e massas ao molho de tomate. O Evel é um clássico exemplar do Douro, com uma fruta bem presente e com um pouco mais de corpo que os outros dois vinhos.

O nome do vinho lido ao contrário significa leve, que é exatamente a proposta da marca. Um vinho fácil de beber e que exemplifique o terroir do Douro.

Aprecie com moderação. Venda proibida para menores de 18 anos. *Preço válido por tempo limitado e/ou enquanto durarem os estoques.

Deixe uma resposta

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.
×