Real Companhia Velha, tradição e inovação no Douro

A Real Companhia Velha é a mais antiga e emblemática empresa de vinhos de Portugal. Fundada em 1756 no reinado de Dom José a empresa nunca interrompeu suas atividades sendo a maior proprietária de Quintas na região, onde tem na Quinta das Carvalhas a sua mais emblemática propriedade. Outras icônicas propriedades são a Quinta dos Aciprestes, Quinta do Síbio, Quinta do Cidrô e Quinta do Casal da Granja, todas localizadas na sub região do Cima Corgo, considerada por especialistas a mais nobre área do Douro.

A Empresa é líder no mercado de vinhos do Douro, atualmente produzindo mais de 80 vinhos diferentes.

Conheça melhor as Quintas e suas regiões:

Quinta das Carvalhas
A Quinta das Carvalhas, uma das mais emblemáticas quintas do Alto Douro, é dotada de uma enorme beleza. Considerada classe A para produção de Vinhos do Porto,  a propriedade ocupa uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro, virada ao Pinhão. Cobre toda a colina sobranceira ao rio, estendendo-se até à linha de cumeada e ocupa parte da encosta superior da margem direita do rio Torto. Possui uma amplitude de 600 metros, que geram diversos micro climas dentro da propriedade.

As referências escritas à Quinta das Carvalhas remontam ao ano de 1759, sendo que uma boa parte dos seus vinhedos – constituídos por vinhas velhas a completar a respeitável idade de 100 anos – representa uma das mais ricas e variadas coleções de antigas castas durienses. As vinhas são predominantemente de castas tintas, exceto por uma pequena parcela no alto da Quinta de Vinhosinho e Gouveio, que produz o Carvalhas branco, um dos grandes brancos da região.

Quinta dos Aciprestes
A Quinta dos Aciprestes é considerada classe A para produção de Vinho do Porto  uma das mais belas Quintas da região. Seu micro clima é considerado o clássico duriense, onde temos um verão extremamente rigoroso (com temperaturas beirando os 45 graus) e invernos extremamente frios. Essa Quinta só possui variedades tintas e os vinhos produzidos são de enorme potência, exuberância de fruta junto a elegância.

Na Quinta dos Aciprestes é feito um estudo das zonas de vigor através de mapeamento com drones, onde sabe-se exatamente o comportamento de cada parcela de vinhas. Esse estudo deu origem ao Quinta dos Aciprestes Grande Reserva Talhão 14, que é a melhor parcela de Touriga Nacional da Quinta.

Quinta de Cidrô
A Quinta de Cidrô representa a inovação e pioneirismo da Real Companhia Velha. Situada em São João da Pesqueira, zona mais alta do Douro, a Quinta transformou-se num modelo de experimentação vitivinícola para toda a região. Por ser considerada uma planície em altitude seus vinhos são mais frescos e com ótima acidez, que os tornam muito gastronômicos.

Neste local privilegiado, algumas castas internacionais convivem amenamente com as castas da região. Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir e a nobre adaptável Cabernet Sauvignon são algumas das variedades internacionais que manifestam aqui as suas melhores características, quando combinadas com a enorme capacidade enológica disponibilizada pela Real Companhia Velha.

Quinta do Síbio
Situada em pleno vale do Roncão, a Quinta do Síbio é considerada classe A para produção de Vinhos do Porto. É uma das propriedades mais antigas da empresa com 101,5 ha.. As vinhas são todas antigas das típicas castas durienses e com uma pequena parcela de arinto no topo da Quinta, que produz um vinho muito interessante. 

Quinta do Casal da Granja
Situada em Alijó, parte alta do Douro, a plantação é praticamente exclusiva de castas brancas. A Quinta é muito conhecida por produzir um vinho doce de podridão nobre, o Grandjó Late Harvest e também produz as uvas do evel branco, porca de murça branco.

A Real Companhia velha, além de produzir excelentes vinhos oferece também Enoturismo onde você pode conhecer a maravilhosa Quintas das Carvalhas, as Caves, o Museu da Primeira Demarcação e a Enoteca com um espaço de provas por excelência, com uma oferta gastronômica alargada, onde o vinho é rei. Quando for a Portugal, aproveite para conhecer!

Alguns vinhos da Real Companhia Velha:

Deixe uma resposta

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.
×