Real Companhia Velha: mais de 260 anos produzindo grandes Vinhos do Porto

A história da Real Companhia Velha é diretamente relacionada ao Vinho do Porto, pois a Companhia foi fundada em 1756 por Marques de Pombal para demarcar e regulamentar a região produtora de Vinho do Porto, que é a região do Douro.

O Vinho do Porto começou a ter grande sucesso entre as cortes de todo mundo, especialmente na Inglaterra e como tudo que faz muito sucesso, começou a ser copiado por outras regiões. Vendo toda essa situação, Marques de Pombal, primeiro ministro de Portugal a época, fundou a Real Companhia Velha para fazer o trabalho de fiscalização e demarcação da área que podia produzir Vinho do Porto

A empresa foi por muitos anos majestática (pertencia ao Monarquia) e atuava além da produção, também na fiscalização das regras de produção.

Por mais que sejam feitos outros vinhos fortificados em várias regiões vitivinícolas do mundo, nenhuma delas tem um terroir que permita produzir algo similar ao Vinho do Porto. Isto porque o Vinho do Porto é produzido por vinhas muito antigas e com uma mistura de castas que o torna um vinho muito singular. 

Os principais estilos de Vinho do Porto são Ruby e Tawny, que se desmenbram em várias outras categorias como Vintage, Late Bottled Vitage (para Rubys) e Reserva, Colheita e Portos de idade (10 anos, 20 anos 40 anos) para os Tawnys.

O Ruby representa o estilo mais jovem, sendo elaborados a partir de um corte de vinhos jovens, envelhecendo por dois a três anos em pipas de madeira e estagiando por pouco tempo na garrafa. Seu nome faz referência a sua coloração rubi intensa. 

O Tawny é um estilo de Vinho do Porto que presa pelo envelhecimento em barricas de carvalho, passando pelo processo oxidativo. Vão desde os de entrada de gama com 05 anos ao 40 anos e colheitas mais antigos ainda.

Uma dica importante é sempre servir o Vinho do Porto climatizado, pois é uma bebida com alta graduação alcoólica. 

Conheça os Vinhos do Porto produzidos pela Real Companhia Velha:

Deixe uma resposta

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.
×