BACALHAU COM VINHO: COMBINAÇÃO PERFEITA

A semana santa está chegando e o bacalhau é o prato favorito desta época e na hora de harmonizar com o vinho sempre surge a dúvida: Bacalhau é com vinho branco ou tinto?

A grande verdade é que depende da forma que o bacalhau será preparado e das características do vinho.

Em pratos com bacalhau ao molho branco, com natas, punheta de bacalhau ou bolinho de bacalhau, onde o sabor do bacalhau fica suavizado, os vinhos brancos mais frescos e aromáticos como Evel Branco e Monte da Peceguina Branco são as melhores opções. E claro que aqui combina perfeitamente um bom Vinho Verde, como o Muralhas de Monção e o Alvarinho Deu la Deu.  

Já em pratos com bacalhau grelhado, assado no forno, com bastante azeite, azeitonas ou tomates, os vinhos tintos mais jovens e com leve passagem por madeira, como Quinta dos Aciprestes e Monte dos Perdigões Vinhas Velhas vão combinar melhor. Os vinhos tintos portugueses são perfeitos para esta combinação, pois uma regra clássica de harmonização é combinar comidas e vinhos da mesma região.


Abaixo uma receita especial que pode deixar sua páscoa mais especial:

BACALHAU À LAGAREIRO

INGREDIENTES

  • 6 postas de bacalhau dessalgadas congeladas
  • 1 litro de leite
  • 1 kg de batata bolinha
  • 3 cabeças de alho
  • ¾ de xícara (chá) de azeite
  • 1 punhado de ervilhas tortas

MODO DE PREPARO

  1. Na véspera do preparo, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira – é sempre melhor descongelar no dia anterior.
  2. Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Corte a ponta de cada cabeça de alho, transfira para uma assadeira pequena e deixe no forno enquanto ele aquece.
  3. Lave as postas de bacalhau em água corrente. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca da batata sob água corrente – não é necessário descascar.
  4. Numa panela grande, junte o leite e as postas de bacalhau. Leve ao fogo médio e quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Com uma escumadeira, retire as postas de bacalhau e transfira para uma assadeira grande.
  5. Coloque as batatas já lavadas na panela com o leite onde o bacalhau foi aferventado. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire as batatas e reserve o leite para outra preparação, como molho bechamel ou para fazer arroz.
  6. Junte as batatas ao bacalhau na assadeira e regue tudo com azeite. Retire as cabeças de alho do forno e transfira para a assadeira com o bacalhau. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
  7. Leve ao forno para assar por 40 minutos. Enquanto isso, lave e seque as ervilhas tortas. Faltando 10 minutos para o tempo do bacalhau, junte as ervilhas na assadeira e deixe terminar de assar. Sirva a seguir.

Fonte receita: www.panelinha.com.br


VINHOS PARA APRECIAR COM BACALHAU

Deixe uma resposta

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.
×