Quinta das Carvalhas

A Quinta das Carvalhas possui características muito próprias em relação às condições de solo e clima. As vinhas situam-se a várias altitudes – desde o rio Douro até ao topo da encosta. A maior parte das vinhas estão implantadas em solos com uma forte inclinação, apenas uma pequena parte, situada no topo da propriedade possui menor inclinação. O patrimônio vitícola é composto por vinhas quase centenárias onde abundam algumas castas, hoje raras, fazendo delas interessantes repositórios de variabilidade ampelográfica.

A Quinta das Carvalhas possui enorme diversidade de situações ecológicas que fazem dela um complexo local de produção vitícola, historicamente ligado à produção de Vinho do Porto. No presente, tal aptidão mantém-se, produzindo uvas para as melhores categorias de Vinho do Porto. Para isso muito contribuem as referidas parcelas de vinhas velhas, mais a sua extraordinária diversidade de castas e o natural baixo rendimento por cepa.

A aptidão da quinta foi muito potencializada a partir dos finais da década de 90, fruto de um trabalho exaustivo de rastreabilidade de todas as parcelas de vinha, tendo sido várias parcelas destinadas à produção de vinho DOC Douro de qualidade superior.

A Quinta das Carvalhas possuiu uma frente de rio com uma extensão superior a 3 kms, situando-se na margem esquerda do rio Douro em frente à vila do Pinhão, na freguesia de Ervedosa do Douro e está estrategicamente localizada no centro geográfico da sub-região Cima Corgo.

Sendo uma das propriedades com maior visibilidade na região do Douro, a vinha ocupa, em toda a sua extensão, as vertentes de encostas, cujo relevo original possuía inclinações entre 40% e 70%, característica vincada de uma viticultura de montanha.

A área total da quinta localiza-se a altitudes compreendidas entre os 80 e os 500 metros. No que se refere à exposição, a Quinta das Carvalhas possui vinhas tanto no quadrante Norte quanto no quadrante Sul. Dos 135 ha de área total de vinha, possui 74,5 ha uma exposição do quadrante Norte, na direção Nordeste, e 60 ha em exposição do quadrante Sul. Esta diversidade de condições na Quinta das Carvalhas confere à sua produção uma grande originalidade e complexidade.

Confira abaixo os rótulos produzidos na Quinta das Carvalhas

Deixe um comentário

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.
×