A uva Alvarinho é uma das castas brancas mais reputadas da Península Ibérica, famosa por originar vinhos brancos frescos e aromáticos, que podem ser muito cativantes, combinando aromas florais e de frutas brancas, com bom corpo e ótima acidez.
Na Espanha a uva Alvarinho é conhecida como Albariño. A variedade também conta com outros nomes, como Albarina, Alvarin Blanco, Alvarinha, Azal Blanco, Galego e Galeguinho. Os cachos da Alvarinho são pequenos, com bagos de tamanho médio, formato arredondado e coloração verde amarelada, que atinge um tom rosado quando exposta ao sol em demasia.
Nativa da Galícia, região situada no norte da Espanha, essa casta é conhecida como a uva chave na denominação de origem de Rias Baixas, responsável por produzir vinhos brancos com sabores frutados e aromas minerais que se harmonizam facilmente com frutos do mar.
Em Portugal, é originária de Melgaço, Região dos Vinhos Verdes. É uma das castas brancas mais notáveis, considerada, por muitos, a melhor de Portugal. Tem baixa produção, pois seus cachos são pequenos e com muita semente. Apesar dos bagos serem pequenos, a uva tem a pele grossa o que permite suportar o frio. Possui teor de açúcar elevado, o que resulta em vinhos mais alcoólicos e acidez alta.
É uma uva que vai muito bem com cortes com outras uvas brancas, principalmente com Loureiro, Trajadura, Azal e Arinto.
Seus vinhos são frescos, de médio corpo e perfeitos para acompanhar saladas, pescados e frutos do mar, além de combinar muito bem com queijos de cabra e carnes brancas. São excelentes também como aperitivos.
A Adega de Monção, vinícola situada no coração da região dos Vinhos Verdes, possui Alvarinho em todos os seus vinhos. Desde a entrada de gama até o espetacular Alvarinho Deu la Deu Reserva. Aproveite o desconto especial de mês para conhecer essa maravilhosa casta.