A história da Marchesi di Barolo está intimamente ligada à própria história do vinho Barolo e seu surgimento. A primeira safra do vinho Barolo, nascido nas caves da Marchesi di Barolo, data de 1861. O Marquês de Falleti foi o primeiro a cultivar esta variedade no início do século 19 e sua esposa, a Marquesa Giulia Colbert, foi a grande responsável pelo desenvolvimento e divulgação do vinho Barolo, tal como o conhecemos hoje.
Pietro Abbona um renomado enólogo, adquiriu graças ao seu trabalho duro, tenacidade e habilidades, as Caves históricas da Família Falletti em 1929 e manteve as caves da Marchesi di Barolo vivas. Ele usou os veneráveis barris antigos da Marquesa Giulia Colbert, e deixou seus vinhos amadurecem neles. Estes barris, os “Botti della Marchesa” são utilizados até hoje. E assim o Barolo começou sua história triunfante, e continua a fascinar os fãs em todo mundo com sua estrutura poderosa e maciça, e aroma característico.
A família Abbona está no negócio até hoje, e em sua quinta geração, mantendo viva a tradição e história dessa icônica vinícola. Os vinhos são feitos de forma muito artesanais, como eram feitos antigamente, como longos envelhecimentos nos “bottis” (barris de carvalho eslavos muito antigos).
A vinícola é frequentemente reconhecida pela crítica internacional e possui muito prestígio tanto na Itália quanto no restante do mundo.