Dia Internacional da Pinot Noir

Uva Casta Pinot Noir

Praticamente todas as variedades de uva e vinhos contam com um dia especial para chamar de seu. Obviamente, a história não poderia ser diferente. Hoje é o Dia Internacional da Pinot Noir, uma das mais tradicionais de todas.

A Pinot Noir é uma uva originária de Borgonha, na França. A casta é muito delicada e bem exigente com seu lugar de cultivo. Precisa de regiões com clima moderadamente fresco para amadurecer por completo.

Locais muito frios resultam em uma uva pouco madura e vinhos com notas de vegetais verdes. Já em regiões muito quentes as uvas tornam-se super maduras e os vinhos perdem a delicadeza, transformando os aromas de frutas frescas em compota e geleia.

As uvas da Pinot Noir são pequenas e com casca fina. Com ela é possível elaborar vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes.

Considerada a mais elegante de todas as uvas, os vinhos Pinot Noir são fáceis de beber, pouco tânicos e de cor clara. Mesmo com corpo médio, são vinhos complexos e que apresentam aromas de frutas vermelhas frescas e especiarias. Com o passar dos anos ganham nuances vegetais e animais (cogumelo, folhas molhadas e caça).

Como podemos perceber, esta casta é repleta de personalidade, além de ser extremamente democrática quando no referimos à harmonização. Diversos tipos de carne, como bovina e suína, aves como o pato, além de peixes mais gordurosos e molhos a base de funghi cairão muito bem quando combinados com a Pinot Noir.

Confira aqui os vinhos produzidos com esta casta.

Deixe um comentário

×